Vender Online

Muitas pessoas sonham em ter seu próprio negócio algum dia. O apelo é difícil de negar: Você será capaz de definir seu próprio horário, ter liberdade criativa sobre sua empresa e lucrar com o nicho que o torna mais apaixonado. E tudo isso sem responder a um chefe! Porém algo precisa ficar muito claro antes de você dar sequencia nesta leitura. Sim todo o apelo é tentador mas não é a realidade do dia a dia.

NÃO EXISTE FÁCIL, RÁPIDO E GRÁTIS.

Com o surgimento do comércio eletrônico como uma força poderosa no cenário do varejo, o sonho de administrar seu próprio negócio nunca foi tão realizável.

Este guia lhe ensinará todos os princípios básicos que você precisa saber antes de embarcar na jornada de gerenciamento da sua própria loja virtual. 

Quando você terminar, espero que se sinta motivado e capacitado para transformar aquele sonho de “algum dia” em hoje!

Para quem é este guia?

  • Você é um empresário que planeja iniciar um novo negócio de comércio eletrônico em 2021?
  • Você está procurando expandir seus negócios para uma loja on-line
  • Você está planejando levar seu negócio B2B diretamente aos consumidores com um site B2C? (Se você ainda estiver em cima do muro, desmascaramos os mitos de vendas B2B e fornecemos um guia de marketing aqui.)

Preparar-se. Você está prestes a mergulhar em um planejamento profundo para preparar sua empresa para o sucesso de longo prazo.

É possível construir uma marca legada começando agora.

É crescer ou ir para casa e começa aqui mesmo, aprendendo como iniciar um negócio de comércio eletrônico online – chega de procrastinar.

Vamos Iniciar?

Depois de fazer pesquisas, encontrar seu mercado e definir um orçamento, é hora de fazer uma validação completa da sua loja virtual, veja as próximas etapas:

Imagens são importantes

O poder das imagens não pode ser exagerado. Se a sua página inicial usa fotos especiais ou gráficos heróicos, como muitos fazem, certifique-se de usar sempre imagens atraentes e de alta qualidade. Se você não tiver imagens que se encaixem no projeto, você pode comprá-las em uma biblioteca de imagens como a iStock . Bibliotecas de fotos de estoque são baratas – especialmente quando você considera o impacto que elas têm na conversão de vendas!

 

Se você for usar a apresentação de slides da página inicial incorporada do Volusion – em vez de uma única imagem de herói – certifique-se de que seus slides destacam aspectos importantes do seu negócio (como vendas que você está realizando, uma política de garantia flexível e muito mais) com um título e um subtítulo, bem como uma “frase de chamariz”. Apresentações de slides são uma ótima maneira de apresentar vários produtos e / ou mensagens de marketing e temos um excelente recurso de vídeo para ajudá-lo a fazer com que sua apresentação de slides tenha a melhor aparência. É recomendável usar 3 slides ou menos para manter a atenção dos visitantes do site e reduzir o tempo de velocidade de carregamento.

Escolhendo categorias

Pense em suas lojas favoritas e reflita sobre como elas estocam suas prateleiras ou corredores. De supermercados a lojas de departamentos, a maioria dos lugares conduz seus clientes por um fluxo lógico e constrói uma experiência na qual os clientes aprendem a confiar.

As lojas online não são diferentes. Esta é uma disciplina chamada “merchandising” – o estudo de como organizar produtos, categorias e outros conteúdos da maneira mais provável de acabar com uma compra, sobre a qual falaremos mais em nossa série Merchandising 101 .

Crie uma experiência que levará seu usuário do que ele está procurando no sentido mais amplo – “Tops Femininos” – ou “Acessórios Masculinos” – para o item específico de que precisam. Os fluxos de navegação levarão seus clientes a produtos que eles nem sabiam que precisavam! Tente orientar o usuário até o produto final em quatro cliques ou menos . Se você não souber por onde começar, use as lojas mais populares do seu setor como guias.

Descrições do produto

Recomendamos escrever uma descrição de produto exclusiva para cada produto. Certifique-se de incluir todas as informações de que seus clientes precisarão antes de tomar uma decisão de compra (o “o quê”), bem como uma cópia convincente sobre o que diferencia o produto (o “por quê”).

Não dê aos seus clientes nenhum motivo para duvidar da compra. Se o seu produto envolve especificações técnicas, ingredientes ou outros detalhes granulares, as descrições alternativas do produto são uma boa maneira de garantir que seus clientes tenham essas informações sem excluir a descrição principal.

Fotos do produto

Certifique-se de que cada produto tenha pelo menos três fotografias de alta qualidade e alta definição de vários ângulos. Muitas pessoas se beneficiam de ter pelo menos uma foto ampliada para uma visão detalhada, bem como uma foto do produto “em uso”. Se você vende roupas, considere contratar uma modelo para que as pessoas possam ver como as roupas ficam em uma pessoa. Lembre-se de que os compradores online não podem testar ou experimentar seus produtos, mas quanto mais você imitar a experiência de fazer isso, melhor.

Enquanto estamos no tópico de produtos, não se esqueça de usar a funcionalidade de produtos apresentados da Volusion para destacar produtos novos ou mais vendidos em sua página inicial!

Esteja sempre testando

Certifique-se de testar seu checkout usando todas as opções de envio e métodos de pagamento disponíveis. Isso garante que tudo esteja funcionando corretamente para que seus clientes não fiquem “presos” no checkout devido a um problema de configuração. Consulte suas personas, coloque-se no lugar delas e explore seu site para ter certeza de que é fácil de navegar e nenhuma pergunta fica sem resposta. Preste atenção à qualidade da experiência que seus usuários provavelmente terão ao comprar em sua página inicial, categorias e produtos específicos – se você se perder, eles também irão.

Se você precisar de ajuda, a equipe de Experiência do Cliente da Volusion pode ajudá-lo a solucionar o problema. E, se você tem trabalhado com um de nossos gerentes de conta, não hesite em pedir uma segunda opinião!

Depois de configurar sua loja online, é importante garantir que ela seja notada! O marketing é uma das partes que mais consome tempo na gestão do seu negócio e, muitas vezes, pode ser o sucesso ou o fracasso.

Vendendo com sua Loja Virtual

Uma estratégia de marketing bem elaborada envolve uma mistura cuidadosa de SEO, anúncios pagos como PPC e Shopping Feeds, RP e divulgação, mídia social, boletins informativos, geração de avaliações e muito mais.

Cada faceta requer perícia e sutileza, por isso não é incomum terceirizar partes de sua estratégia de marketing, especialmente os componentes mais técnicos, como SEO ou PPC.

Mesmo se você optar por terceirizar um elemento, no entanto, ainda será responsável por manter as outras engrenagens da máquina em movimento. Estratégias de marketing bem executadas são holísticas e incluem, no mínimo, os seguintes componentes:

  • SEO
  • Estratégia de conteúdo
  • Anúncios pagos
  • Social media
  • Analytics

SEO

A otimização de mecanismos de pesquisa é uma das partes mais essenciais do marketing de sua loja online, e também a mais envolvida. Uma mistura saudável de otimização técnica e táticas externas, o SEO requer pensamento criativo e analítico .

Os verdadeiros especialistas em SEO são alguns dos pesquisadores mais detalhados de forma impressionante, pois seu trabalho exige que eles observem e interpretem as mudanças de algoritmo nos mecanismos de busca assim que elas acontecem e se adaptem de acordo. Você pode não ter tempo para se tornar um especialista, mas para começar com SEO, recomendamos ter uma compreensão básica da pesquisa de palavras-chave, metadados e estratégias simples no local e fora do local.

Estratégia de Conteúdo

Nesse sentido, uma estratégia de conteúdo sólida é a base do SEO e também afeta a maneira como o usuário experimenta e compartilha o seu site! Escreva textos que conectem seu público, usem uma voz identificável e compartilhem sua paixão.

No local, certifique-se de que cada descrição de produto e categoria seja única e atraente. Isso não é ótimo apenas para conversões, mas também o ajudará a evitar a possível desindexação de conteúdo duplicado.

Fora do local, pense sobre que tipo de artigos você pode escrever para se tornar um líder inovador em seu nicho; ou oferecer seus produtos para que blogueiros revisem. Escrever seu próprio blog no site ou artigos de recursos também será uma maneira valiosa e divertida de compartilhar sua experiência com seu público, enquanto amplia a rede de palavras-chave em potencial por meio das quais os pesquisadores podem descobrir seu site.

Anúncios Pagos

Para um retorno do investimento mais rápido do que o SEO, os anúncios pagos são o caminho a percorrer. A maioria dos comerciantes de comércio eletrônico são excelentes candidatos para PPC (publicidade Pay-Per-Click), Shopping Feeds ou ambos. Campanhas de PPC e Feeds bem-sucedidas exigem uma abordagem estratégica e orientada por dados à medida que você pesquisa as palavras-chave e os anúncios que produzirão os resultados de maior conversão, ao mesmo tempo que alcançam o melhor equilíbrio possível de volume de pesquisa, concorrência e custo por clique.

Para começar com a publicidade paga, observe seu público novamente . Quem são eles? Do que eles gostam? Como exatamente eles pesquisam na internet? O público de busca do Google tende a ser mais jovem e mais adaptável. O Bing, por outro lado, tende a atrair um público mais velho e abastado, com cerca de 57% entre 25-54 e 49% com curso superior ou superior. Depois de passar algum tempo implementando e otimizando sua estratégia de campanha no mecanismo que você considerou mais adequado, considere dimensionar sua conta dividindo-a em diferentes campanhas e aumentando o orçamento de acordo. Em seguida, considere abrir sua segmentação para incluir o outro mecanismo.

Media Social

Por último, mas não menos importante, é hora de se socializar! A mídia social é uma das maneiras mais econômicas de aumentar a visibilidade de sua marca e atender seu público ou público em potencial em seu “território doméstico”. Primeiro, identifique as plataformas que seu (s) mercado (s) -alvo provavelmente usarão e apreciarão. Para muitos comerciantes de comércio eletrônico, isso significa o Facebook no mínimo, com o Twitter fornecendo uma assistência. Se você vende roupas ou outros itens visuais e atraentes, o Pinterest, o Instagram e o Polyvore são ótimos lares para sua marca. E se o seu público for jovem, aprenda a amar o Snapchat.

Não importa o meio que você escolha, a mídia social é sua chance de se humanizar para o seu público . Compartilhe promoções, notícias interessantes, reflexões e humor (se estiver de acordo com a voz da sua marca). Faça concursos e brindes. E, acima de tudo, responda a todas as perguntas e comentários de maneira oportuna, informativa e amigável!

Considere investir em publicidade para os meios de sua escolha, especialmente no início, para que você possa encontrar mais “fãs” em seu público-alvo. Consulte o Capítulo 6 do nosso Ebook SEO DIY para obter mais dicas sobre o uso de mídia social para comércio eletrônico.

Analytics

Uma grande parte do sucesso online é tomar decisões com base em dados. O Google Analytics é gratuito e fornecerá muitas informações sobre seus visitantes para que você possa fazer escolhas informadas sobre seu site e sua publicidade. É fácil também – aqui está o nosso guia para configurá-lo e um vídeo sobre como usar o Google Analytics assim que seus dados (e vendas!) Começarem a aparecer.

Olhando para o futuro

Conforme sua loja vai aumentando, é hora de olhar para o futuro. Reinvestir seus lucros em seu negócio e fazer o que puder para estreitar os processos para que seu negócio possa crescer. Incentive a fidelidade à marca e clientes recorrentes, enviando boletins informativos ou criando um sistema de recompensas. Fique de olho em seu Analytics para revisar o desempenho de certas páginas e nunca tenha medo de fazer alterações em suas categorias ou produtos se uma página não estiver apresentando o desempenho que você esperava. Acima de tudo, à medida que você cresce, não perca de vista a voz de sua marca ou a paixão que o fez abrir sua loja online em primeiro lugar.

Venda feliz!